domingo, 1 de maio de 2016

Autobiografia de Takamatsu Toshitsugu - Parte 2

Discípulo no dojo de Toda Shinryuken

"Quando criança, eu era chamado de bebê chorão. Na escola, meus 'colegas' de classe me faziam ficar de quatro e subiam nas minhas costas  como em um cavalo, fazendo-me chorar em função da dor que isso provocava.
Antes de completar um ano, eu fui separado de minha mãe real e, até os 20 anos
, conheci nove mães diferentes. Meu pai era um empreendedor conhecido e mudava de trabalho sem parar. Ele começou trabalhando na construção da Sanyo Tetsudo (Ferro de estilo Sanyo) na cidade de Kobe e depois abriu uma manufatura de fósforos na cidade de Akashi, tendo se dedicado, assim a muitos negócios.
Cada vez que mudava de trabalho, 'minha mãe' mudava. Mas eu não acredito que a origem de minhas lágrimas estavam nas mudanças sucessivas de mãe.

Naquela época, na cidade de Kobe, havia um homem chamado Toda Shinryuken, que, paralelamente ao ensino das técnicas de combate, tinha uma clínica particular de osteopatia. Era um mestre em técnicas de combate originário da província de Iga  que, em seu dojo, ensinava Shinden Fudo Ryu ( 神傳不動流).

 
(Retrato de Toda Shinryuken)
                                                   
Por ele ser da família, meu pai consultou-o com relação ao meu futuro quando eu tinha nove anos.

'Gostaria que meu filho se tornasse um soldado, mas é muito tímido e os outros o chamam de bebê chorão. O que me aconselharia para curar isso?' Perguntou meu pai.
 'A prática das técnicas de combate é o que há de melhor. Uma Disciplina rígida será capaz de torná-lo uma pessoa forte e corajosa.'

Com isso, meu pai me ordenou ir ao dojo diariamente depois da escola. Eu estava completamente desamparado e chorava ainda mais. Eu ia ao dojo como um cordeiro que era conduzido ao matadouro.
Normalmente, o assistente do mestre ensina ao novato de acordo com as capacidades que ele demonstra possuir. Mas quanto a mim, era Toda Sensei quem ensinava diretamente. As lições que eu seguia eram completamente fora do comum.
Costuma-se iniciar o aprendizado pelo ensino de uma forma (kata) qualquer, como atirar alguém ou ser arremessado. Mas aos nove anos, Toda Sensei me jogava livremente em todas as direções, da direita para esquerda, sem levar em conta qualquer pedagogia.
Ele não parava nem mesmo quando meus joelhos  estavam arranhados e meus cotovelos começavam a sangrar,  e dificilmente diminuía a velocidade. 'Não importa o que ocorrer, amanhã não colocarei meus pés aqui!', eu pensava.
A visão do sangue seco que corria de minhas mãos e meus joelhos sobre o dojo me fez sentir mal. Eu voltei para casa, mas lá ninguém me confortou.
Depois de uma boa noite de sono, eu já tinha esquecido de todas as dores do dia anterior e continuei indo ao dojo.
Eu era apenas uma criança que tinha memória curta. Foi somente depois de um ano todo, durante o qual eu só tinha sido arremessado, que Toda Sensei começou as lições técnicas usuais."


Toda Shinryuken  
Mestre de Shinden Fudo Ryu, Gyokko ryu, Koto Ryu, Togakure Ryu, Kumogakure Ryu e  Gyokushin Ryu

Nenhum comentário:

Postar um comentário