domingo, 17 de abril de 2016

Autobiografia de Takamatsu Toshitsugu (parte1) - Shinden shura roppo

"Setenta e oito velas"

"Parece que eu acabo de completar 78 anos neste ano (1965). Não que eu não saiba a minha idade, ou que tenha esquecido de contá-la há dois ou três anos. simplesmente, eu não quis saber. sei apenas o dia do meu nascimento, no ano 23 da era Meiji (1887). Para deduzir minha idade, eu preciso contar os anos que se passaram desde meu nascimento. Da mesma maneira que eu não sei como pareço, já que não me vejo no espelho há mais de 30 anos. Então, se olhasse em um espelho, ao reflexo de minha face eu diria: 'Quem é você?' Mas tudo bem, eu estou magnificamente bem!
Considerando que uma pessoa comum leva uma hora para cruzar quatro quilômetros, 30 minutos são suficientes para mim. Eu me deito sem falta às nove horas da noite.
Jiro, um gato siamês oferecido pelo sr. Ichiro Kobe, por intermédio do sr. Hatsumi Masaaki, da província de Chiba, dorme perto de mim. Eu me levanto a cada manhã às seis e meia e faço o reisui masatsu (Processo que consiste em lavar o corpo com uma toalha molhada em água fria), um ritual que eu não deixei de fazer nos últimos 40 anos. Graças a isso, eu nunca fiquei doente.
Eu gosto de pintar e fazer caligrafia e, embora naturalmente não fosse talentoso para isso, eu sempre tenho prazer em pintar.


Um comentário: