Confrontação mortal com a Musashi Ryu
"Na primavera de meus 13 anos, após ter terminado meu segundo ano no colégio, eu frequentava as aulas de inglês em uma escola mantida por um britânico e cursos de Kanbun (chinês tradicional) em uma escola de Kobe.
Como era mais conveniente sair de Akashi, eu voltei para minha casa, na fábrica de fósforos de meu pai, que ficava naquela cidade. Todas as noites, eu frequentava o dojo de Mizuta Yoshitaro Tadafusa, um mestre de Jujutsu da escola de Takagi Yoshin Ryu.
Como eu já tinha um Menkyo Kaiden de Shinden Fudo Ryu conseguido a duras penas, depois de um ano inteiro de prática passaram a me ensinar os princípios profundos e as técnicas secretas de Takagi Yoshin Ryu.
Aos 15 anos, um dia, eu voltei para visitar Toda sensei no seu dojo em Kobe. Quando cheguei, ele disse: 'Você veio na hora certa! Dois bugeisha da Musashi Ryu querem nos desafiar. Shinbo-kun enfrenta o primeiro, você, o segundo.'
Eu obviamente aceitei e assisti atentamente ao primeiro combate. Shinbo-kun, aos 25 anos, estava em plena forma e como possuía um menkyo da escola, pensei que não teria problemas para ganhar o combate contra o seu adversário, que parecia ter 27 ou 28 anos.
Mas o combate mal tinha começado quando Shinbo perdeu um gyaku otoshi. Foi um combate desapontador. Eu era o próximo. Pensando que eu era só uma simples criança de 15 anos, meu adversário afrouxou sua vigilância e, em um piscar de olhos, eu o arremessei e ganhei o combate.
O próximo desafiante parecia mais apavorado, com aparência de uns 30 anos. Tinha observado meu combate e manteve sua guarda. Durante aproximadamente 30 minutos, o suor escorrendo, nós nos empurramos sem aplicar um golpe sequer, e, durante um momento claro de descuido, eu apliquei um gyaku dori, para lançá-lo ao chão. Durante o golpe, no entanto, eu acabei perdendo a consciência.
Na verdade, durante o momento em que eu o arremessava para o chão, ele golpeou a minha orelha direita com a palma de sua mão. Como eu não tinha sido capaz de evitar o ataque, minha derrota era óbvia.
Meu adversário avançou e disse, antes de ser recuado: 'Não, fui eu quem perdi. Ele me arremessou primeiro'.
Ele perguntou a Toda sensei que idade eu tinha. Surpreso, declarou: 'Se ele é habilidoso assim aos 15 anos, deve ter muito talento. Ele se tornará um mestre, certamente.'
Em sua origem, a técnica principal da Musashi Ryu é golpear enquanto se está sendo arremessado. Uma vez que ele tivesse visto minha técnica, nada poderia fazer contra ela.
Desde então, tenho muita dor de ouvido, porque meu tímpano foi danificado. Por causa desse traumatismo, não pude ser aceito durante o exame de entrada na academia militar e, aos 21 anos, fui dispensado do serviço por insuficiência auditiva."
Takamatsu aplicando um omote gyaku dori em Masaaki Hatsumi
Nenhum comentário:
Postar um comentário