Este capítulo é intitulado shinobi.
Enquanto na China, esses conjuntos de habilidades de [espionagem] são chamados
de kan, cho, saisaku e yutei ou mesmo kansai, em nosso país, o ideograma
shinobi é usado porque tem um profundo significado subjacente a ele. Sem
perceber o significado, é difícil até mesmo pisar nesse caminho. Portanto, este
capítulo está intitulado O Coração de uma Lâmina de Ferro e discute o motivo
pelo qual a palavra shinobi é usada. Em primeiro lugar, o ideograma para
shinobi consiste em ‘lâmina’ e ‘coração’, por que esse nome usado para essas
habilidades? É porque todo o sistema de ninjutsu é voltado para a bravura e
valor. Portanto, aqueles que definiram sua mente nesse caminho devem tentar
sozinhos alcançar a bravura. Para conseguir isto, você deve ter em mente o
seguinte: se você não conhece os seguintes pontos, seus esforços serão inúteis.
Ou seja, você deve abandonar a coragem bruta ou a ousadia cega e comprometer-se
totalmente no caminho através da coragem do dever. Embora a coragem bruta seja,
em essência, uma forma de coragem, a coragem que um homem sábio deve ter em
mente é o tipo que surge de um senso de dever. A coragem bruta pode torná-lo
forte ou duro temporariamente de raiva, mas é difícil manter sua mente forte e
profunda no fundo do seu coração enquanto a fúria se acalma. Mesmo que esse
poder através da força chegue ao fundo de sua mente e faça você trabalhar
corajosamente e duro, é apenas baseado em sangue quente e, na maioria dos
casos, não é mais do que sua raiva cega atuando e o que você está tentando
fazer é trazer os outros para os termos apenas pela força. Como resultado, você
não terá previsão nem estará pronto para defender você mesmo, e você só se
destruirá e não irá arruinar o inimigo a nenhum nível significativo. Pense em
pessoas antigas. Alguma vez alguém que teve coragem bruta conseguiu sair de
problemas e destruir um inimigo inteiro?
É por isso que Zhong Ni (ou Confúcio)
e Zi-lu se opõem a ser impetuoso. Eles diziam que não se deve alinhar com
alguém que não tem medo de morrer como resultado de fazer algo estúpido, como
atacar um tigre desarmado ou atravessar um rio sem barco. Você deveria tomar lados
com aqueles que têm medo razoável quando estão à beira de uma emergência e
aqueles que preferem planos secretos como medida de sucesso. Aqueles que aprendem
esse caminho devem conhecer isso em detalhes.
Em contraste com a coragem raivosa e
quente, a coragem do dever é o que você é obrigado a completar, sua função e
obrigações. Esse tipo de coragem nunca fica fraca, nunca, e uma vez que está
separada de um motivo, você pode controlar o desejo ou ganância e tomar
decisões em resposta à situação. Se você lutar inteiramente com o conhecimento
de que você sobreviverá somente se você estiver altamente disposto a morrer -
através da coragem necessária durante o seu dever - então você será capaz de
escapar da morte e matar o inimigo. De acordo com um provérbio militar, "a
suavidade supera Dureza e fraqueza supera a força.
Para ter coragem de dever, há um
certo caminho que você precisa seguir. A menos que você queira conhecer e
seguir com ação, benevolência, justiça, lealdade e fidelidade, você não poderá ter
tanta coragem. Como há muito a aprender sobre questões de justiça, lealdade e
fidelidade também como benevolência, gostaria de escrever apenas a direção para
dar início aos aprendizes pela primeira vez sobre isso caminho.
A benevolência é um princípio para
ser gentil e afetuoso. A mente é rica e quente, gentil, compassiva e caridosa
para tudo. No entanto, se você matar um criminoso com a intenção de cortando um
homem salvar milhares de pessoas, poderá ser considerado benevolência. Como a
benevolência é essencial para a humanidade, pode-se interpretar que um homem
sem benevolência não deveria ser considerado um ser humano. É benevolente
também ser gracioso ao receber favores e ser filial para seus pais.
A justiça é o princípio orientador
das decisões, então ela muda de acordo com a situação e o que você executa
depende da razão apropriada para o tempo e o local. Juntamente com isso, a
justiça é uma sensação de vergonha. Se um homem serve diligentemente o seu
senhor mesmo quando aquele senhor está encurralado, ou se um homem está
disposto a lutar para morrer por seu senhor quando sua vida está em perigo, tudo
é devido à justiça. No entanto, existem aquelas ações que se parecem com a justiça,
mas na verdade não são justas. A justiça muda de acordo com a razão e a
situação, mas não é justo satisfazer seus desejos ou encontrar coragem apenas
por razões egoístas ou causas sem princípios. A justiça deve ser realizada de
acordo com o motivo da situação, mas não é justo, por exemplo, cometer roubo
quando você está na pobreza e, em seguida, usar a desculpa que isso faz sentido
na situação. Isso parece justiça, mas não é. Além disso, embora a justiça tenha
muito a ver com ter uma sensação de vergonha, não é justo ter vergonha do que
você não deveria se envergonhar. Com uma mente justa, você deve servir seu
senhor sozinho e morrer em batalha para o senhor, mas não é justo servir um
senhor escandaloso e morrer por ele. É
como no caso de Zi-lu, que serviu um senhor ultrajante que era o Duque Wen de
Wei, e assim Zi-lu mais tarde morreu em batalha por causa disso.
Táticas militares, esgrima e qualquer
tipo de arte para matar outros eram originalmente sobre vencer um homem sem
princípios, mas poderoso. Pense então, como pode lutar por um homem ultrajante e
sem princípios, e ajudá-lo com suas habilidades, se as habilidades em questão
foram originalmente planejadas para derrotar exatamente esses homens?
Nenhum comentário:
Postar um comentário